Você se comunica, ou se trumbica?

Somos seres sociais, não dá pra fugir à esta regra. Tá bom que às vezes queremos ficar um pouco a sós, curtir a nós mesmos, mas chega uma hora que a necessidade de interação com outras pessoas fala mais alto.

Precisamos nos comunicar com os outros, mas será que sabemos fazer isso da forma correta? A comunicação é a grande responsável pelo rumo que damos à nossa vida. Nossa felicidade depende da nossa forma de comunicar, da troca de informações que estabelecemos com todos que nos cercam e, principalmente, da busca conjunta pelo entendimento.

As maiores divergências e obstáculos que enfrentamos, decorrem quase sempre da falta de entendimento, do diálogo insuficiente, das lacunas de comunicação que deixamos acontecer ao longo do caminho.

Somos nós (com nossas necessidades, suas vontades e caprichos)e o mundo (composto por tudo e todos que nos cercam diariamente), em constante intercâmbio, interagindo em busca da felicidade, aprendendo a reduzir ao máximo as diferenças em prol da felicidade comum. Aí está o grande desafio: entender o mundo e conseguir se fazer entender por ele. Para tanto, é imprescindível estar disposto e exercitar constantemente o diálogo.

Mas atenção! Nada de impor ou aceitar a imposição de idéias!

Entendimento e consenso é o que se deve buscar durante o processo. Isto é a prova de que somos capazes de amadurecer e minimizar as coisas que nos fazem infelizes. Quando amadurecemos, melhoramos a nossa capacidade de dialogar. E amadurecer não tem absolutamente nada a ver com idade. Trata-se muito mais de experiência, de educação e de encarar a vida sob outro prisma. É despir-se cada vez mais das atitudes egocêntricas e das idéias egoístas que povoam a nossa mente na maior parte do tempo.

Tudo fica melhor quando melhora o diálogo. Pense nisso quando for conversar com alguém.

E como dizia o Velho Guerreiro: "Quem não se comunica, se trumbica..."

Comentários

  1. Anônimo8:56 PM

    É verdade...

    Eu já me "trumbiquei" muito por essa tal falta de comunicação. Também já engoli muito sapo [é, acredite!] e não falava nada. Too bad!

    Primeiro que ninguém tem como adivinhar pensamentos [ou sentimentos]. Depois, guardar rancor deve causar cancer. Por isso que me permito, de vez em quando, aquele surto total descontrol.

    O que falta agora é tempo pra me comunicar. Uennnnn...

    Vê se liga, dá sinal de fumaça, manda uma carta ou telegrama. Tô com saudades de me comunicar com vc.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo11:37 PM

    E quem não se comunica...

    Graças a carta que pensei em nao entregar, hoje eu to apaixonada.. feliz.. realizada.. emocionada.. imperfeitamente completa... idiotamente simples e totalmente cheia da minha felicidade pra passar pro mundo inteiro soh pelos meus olhos e pelo meu sorriso bobo e pronto..

    bju bju.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo11:39 PM

    AHHHHHHHHHHHHHHH... Feliz Ano Novo!!!

    mIL BEIJOS!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas