Ser ou não ser... eis a questão.

“Ser ou não ser, eis a questão! Que é mais nobre para a alma: sofrer os dardos e setas de um destino cruel, ou pegar em armas contra um mar de calamidades para pôr-lhes um fim, resistindo?"

William Shakespeare


Por mais incrível que pareça, esta frase, que representa o dilema de Hamlet e que foi escrita por Shakespeare entre 1599 e 1604, é mais comum, presente e atual em nossos tempos do que imaginamos.

Hamlet precisava escolher entre ser príncipe e ser ele mesmo... mas, e quanto a nós? Quais as nossas escolhas? Até que ponto podemos escolher sermos nós mesmos?

Quantas vezes não nos sentimos como ele, impotentes, apáticos, repletos de conflitos de consciência? Quantas vezes precisamos salvar o nosso reino de sua destruição, mas somos incapazes de agir de acordo com o que nós mesmos esperamos de nós?

É, eu ando melancólico, é fato... mas de alguma forma, a melancolia me ajuda a acentuar minha visão e aguçar os meus sentidos. Pensar fortalece a intuição e permite ver coisas que no ritmo frenético da vida, seriam impossíveis de serem percebidas.

Não pretendo exitar como Hamlet e deixar de fazer o que devo fazer. Mas prefiro ser prudente e pensar antes de agir. Ao contrário da personagem, acredito que podemos mudar o destino, e que a vida, por mais breve que seja, pode nos proporcionar todas as oportunidades que precisamos para sermos felizes... é só querer enxergar. Eu quero. E você?

Comentários

  1. Anônimo8:46 PM

    Caramba, hein!
    Eu poderia ter escrito esse texto.
    Ah, esses dilemas.
    Tentar mudar, ser você mesmo, buscar a felicidade... Tudo isso é tão complexo que me deixa emo. :S

    Por isso que eu bebo!
    Rá.

    uhauhauahuahuaauha...

    Beijos beibe, fica bem!

    ResponderExcluir
  2. Anônimo10:54 PM

    oi Bellini...ter dúvidas sobre uma decisão que precisamos tomar é a pior coisa que existe...as vezes a vida coloca a gente numas encruzilhadas que a gente não sabe o que fazer e nem pra onde ir...a gente tenta buscar ajuda em outro pra que a tão esperada solução apareça mais é perca de tempo..e quanto mais omomento da decisão se aproxima...mais difícil ficar enxergar o certo e o errado...ou melhor a gente até sabe o errado e o certo...mas porque a baeça pede uma coisa e o coração outra??? e aí...nessas horas a gente agi com o coração ou com a razão??? quem vai falar mais alto no final!!só queremos ser feliz e como tudo tem um preço a felicidade tem o seu, e esse é muito caro as veze...como ser livre pra viver se a vida te cobra tão caro!!!e assim os dias se vão e as horas também...só quero poder ser livre, ser feliz, sem magoar ninguém, respeitando o outro mas me respeitando também...

    ResponderExcluir
  3. Anônimo12:33 PM

    Oi, Bellini!!!
    Ontem eu esqueci de comentar acerca da música da semana que vc escolheu. Show de bola! Adoro Alejandro Sanz.
    Ei... vê se nao vai demorar quase uma semana p por outro texto. Nós, leitores assíduos, sentimos falta.
    Bjos e boa semana.

    ResponderExcluir
  4. Anônimo1:14 PM

    Incrível a consciência que criamos com todas as situações da vida...
    Eu quero enxergar cada vez mais, e, como consequência disso, ser cada vez mais feliz...
    Bjaum gatoooo.

    ResponderExcluir
  5. Anônimo7:37 PM

    Pior é quando sentimos essa impotência, quando sentimos que dificilmente há alguma coisa que possamos fazer.

    MAs o lance é traçar os objetivos na mente e realizar as ações para torná-lo real.

    Um abraço

    ResponderExcluir
  6. Anônimo1:49 PM

    Ótimo post! :) Adoro Shakespeare mas acho que Mário Quintana odiaria vc porque ele disse uma vez que deveria ser proibido escrever sobre Shakespeare! hehe

    Vai entender!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas